Gerência do Centro Integrado de Operação e Monitoramento
A tecnologia também é uma realidade do dia a dia da instituição. O Centro Integrado de Operação e Monitoramento (Ciom) gerencia mais de mil câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda a cidade. O foco é agilizar o atendimento das ocorrências, flagrar delitos e subsidiar detenções.
Na segurança viária, é realizado o monitoramento de regiões com cruzamentos e grande fluxo, tornando o acompanhamento 24 horas dessas regiões e encaminhando o suporte necessário quando identificado qualquer situação atípica. Em 2023, o Ciom passou a operar com o videowall, um super painel formado por 26 telas, e software de última geração.
Atualmente, o sistema da Guarda Civil Municipal de Vitória abrange 1089 equipamentos de videomonitoramento e também mais 106 faixas do Cerco Inteligente, ferramenta que permite identificar qualquer veículo que circule dentro dos limites da capital e que possua restrição de furto ou roubo.
O Ciom também operacionaliza os atendimentos ao Botão do Pânico Escolar, iniciativa pioneira no Brasil que consiste em agilizar o atendimento em caso de invasões escolares e qualquer outra situação que ofereça risco aos alunos nas dependências dos colégios. Atualmente, a Guarda de Vitória atende a 109 botões distribuídos em 104 escolas municipais e 5 centros de ciências.
Também são atendidos os Botões de Pânico de Violência Contra Mulher, entregues pela Justiça a mulheres que sofreram violência, no intuito de intervir de forma célere em qualquer tipo de crime contra mulheres que receberam o dispositivo da Justiça.
São funções da Gerência do Centro Integrado de Operações e Monitoramento (GCIOM)
- Monitorar as principais vias da cidade com objetivo de identificar potenciais situações de redução da fluidez ou outra dificuldade do equipamento municipal a fim de direcionar soluções;
- Ampliar a capacidade das atividades operacionais da Guarda Municipal de Vitória identificando acidentes ou situações de risco e delituosas;
- Oferecer informações que agilizem a atuação e provoquem maior precisão das ações dos guardas que estão nas viaturas.
- Colaborar com outras forças de segurança, como fornecimento de imagens para robustecer investigações, potencializando os resultados da segurança pública;
- Manusear, instalar e manter os equipamentos instalados em pontos estratégicos e em pleno funcionamento;
- Identificar veículos roubados, furtados ou ilegais por meio do Cerco Eletrônico.
- Operacionalizar os botões do Pânico Escolar, da Mulher e o aplicativo SOS Comércio.
Última atualização pela SEMSU em 03/10/2024, às 16h02