Imprensa
Prefeitura de Vitória desenvolve política de promoção para mulheres
Publicada em
Por Thiago Alves Pereira, com edição de Deyvison Longui

Há 115 anos, operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos faziam uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, redução de carga de horária (de 16 para 10h) e equiparação com o salário dos homens, já que faziam o mesmo trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência, resultando em aproximadamente 130 mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. As tecelãs morreram em um ato completamente desumano.
Em 1910, a Organização das Nações Unidas, durante uma conferência, reconheceu 8 de março como o "Dia Internacional da Mulher", fazendo, assim, uma alusão ao fatídico episódio.
A data não foi estipulada para se comemorar, apenas para fazer alusão ao "Dia Internacional da Mulher". Em vários países, o dia serve para se discutir, ainda mais, as principais ações que são feitas ou não com foco na mulher, refletindo sempre questões como machismo, preconceito, violência e a desvalorização da mulher.
Desde então, vários movimentos sociais foram se agrupando em torno da luta por melhores condições, reconhecimento de direitos e de uma vivência humana livre de padrões opressores, baseados em normas de gênero. Com o passar dos anos, o movimento feminista vem ganhando ainda mais corpo e destaque na contínua luta, objetivando a igualdade de direitos e a equidade de gênero na sociedade.
Política municipal

A Prefeitura de Vitória, preocupada com a violência acometida contra as mulheres, por meio do decreto nº 12.635, institui a Gerência de Políticas de Promoção de Gênero, dentro do organograma da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
A gerência abriga duas coordenações, sendo uma delas a de Políticas de Promoção para Mulheres responsável por executar políticas e ações afirmativas no município de Vitória com foco na promoção da mulher. Ações educativas, palestras, políticas com recorte de gênero são algumas das atribuições.
Em 2011, foram 34 reuniões dentro de espaços públicos e da sociedade civil envolvendo gestores de forma democrática e criando uma forma de trabalho em rede com outros atores do poder público. Aproximadamente cinco mil pessoas participaram de forma direta de todos os eventos que foram promovidos pela Secretaria.
Agenda
Nesta quinta-feira (08): Ato Público pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Evento em parceria da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos com o Fórum Estadual de Mulheres e apoio do Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência Contra Mulher. A partir das 8 horas na praça Costa Pereira.
19 de Março: Seminário "A Nova Matriz da Política Pública para as Mulheres aprovada na III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres". A partir das 9 horas no auditório da Prefeitura de Vitória.
Matérias relacionadas
- Cavvid será apresentado em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher
- Mulheres se destacam na área da segurança pública na capital
- Dia da Mulher é comemorado com mobilização contra violência e oficina de beleza
- Mulheres empreendedoras investem em salão social e beneficiam comunidade
- Mais de 9,3 mil mulheres movem a administração municipal de Vitória
- Manhã de beleza, poesias, vídeos e músicas homenageiam mulheres nesta quinta
- Agência do Trabalhador fará mobilização no Dia Internacional da Mulher
- Saúde da mulher: acompanhamento atinge todas as faixas etárias em Vitória
- Mulheres vencem preconceito e atuam como garis em Vitória
- Canção e lembranças para as mulheres no Cmei Theodoro Faé nesta quinta-feira
- Mulheres são maioria nos financiamentos de microcrédito da Prefeitura de Vitória
- Homenagem: Semcid recebe exposição de 18 anos do Jornal Mulher 24 Horas
- Biblioteca oferecerá livros às mulheres em comemoração ao Dia Internacional
- Vitória promove várias atividades em comemoração ao mês da mulher