Publicada em 13/05/2022, às 17h50 | Atualizada em 18/05/2022, às 15h07

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Aniversário: Mucane completa 29 anos com programação especial


Foto Divulgação
História do Mucane será contada em exposição especial.
História do Mucane será contada em exposição especial.
Foto Divulgação
Personalidades Negras" estreia na próxima quinta-feira (19).
Personalidades Negras" estreia na próxima quinta-feira (19). (ampliar)

"Um sorriso negro, um abraço negro traz... felicidade". O verso da composição de autoria de Jorge Portela, Adilson de Barro e Jair de Carvalho, eternizado na voz de Ivone Lara, simboliza a expansão da voz do povo preto; voz essa que será mais ouvida do que nunca neste mês de maio, em Vitória. É que nesta sexta-feira (13), o Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), um dos mais emblemáticos espaços culturais dedicados à cultura afro no Brasil, comemora 29 anos de existência.

Para comemorar a data a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) anunciou, nesta sexta-feira (13), uma programação especial que começa na próxima terça-feira (17) e se encerra no dia 28 de maio.

"O Mucane para nós, além de ser um ícone representativo de luta e resistência, simboliza as nossas origens enquanto povo, um passado muitas vezes difícil e rico de significados. É através desse espaço que hoje podemos realizar a promoção e a difusão da cultura negra, de matriz africana, que influenciou e influencia muito as mais variadas expressões da arte, como a dança, o teatro e a música. Mucane é resgate, é preservação de uma cultura afro que tanto contribuiu com a constituição da nossa identidade, o Mucane somos nós", afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Programação

A programação do mês de aniversário do Mucane prevê atividades gratuitas de classificação indicativa livre. Entre as ações estão a abertura de três exposições, oficinas, cine debates, atividades educativas e apresentações culturais.

Orixás

Do artista, grafiteiro e militante do Movimento Negro e do Hip Hop, Sagaz, a exposição "Òrìṣàs" estreia na quinta-feira (19), às 18 horas.

A mostra será composta por obras que são representações dos Orixás (do iorubá "Òrìṣàs"), que são divindades africanas do panteão iorubá, um dos grupos étnicos-linguísticos que foram escravizados no advento da colonização brasileira, sendo, portanto, um tronco cultural do qual os negros afro-brasileiros também descendem.

De acordo com o artista, a homenagem aos Orixás é um modo de honrar a herança cultural africana de negros afrobrasileiros.

Personalidades Negras

Organizada pelo Mucane e pela Subsecretaria de Comunicação de Vitória (Secom), "Personalidades Negras", que também estreia na quinta-feira (19), às 18 horas, reúne fotografias de importantes nomes afros do cenário cultural e do cotidiano da capital e do Espírito Santo. A exposição apresenta ainda registros fotográficos da trajetória da criação do Mucane.

Estandarte negro

Terceira exposição do mês de aniversário do museu, com estreia prevista para 24 de maio, às 18h30, "Estandarte Negro: cenários e patrimônios do Centro Histórico de Vitória", do artista Rômulo Corrêa, exalta as figuras do Centro da cidade bem como explora a arquitetura de prédios históricos e aborda os caminhos que forjam a riqueza cultural da região.

Visitas de escolas e grupos

Durante todo o mês de maio uma equipe educativa ofertará agendamento para visitas ao Mucane, a grupos, escolas, demais instituições e interessados, com uma atividade instrutiva chamada "Museu Memória", de terças às sextas-feiras, das 8h às 12h, 13h30 às 17h e das 19h às 21h.

Poderão ser agendados até cinco grupos por dia (02 manhã, 02 tarde e 01 a noite). Para saber sobre a disponibilidade dos horários e realizar o pré-agendamento, os representantes dos grupos interessados podem acessar o link https://calendly.com/mucane-visitacao/agendamento, ou obter mais informações pelo telefone/whatsapp (27) 99873-4596 ou e-mail mucane.educativo@gmail.com.

Cine debate

O Fórum de Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES) realizará na próxima quarta (18) e quinta-feira (19), no período da tarde, entre 13 e 17h, a atividade "Cine Debate". Oito turmas, divididas entre os dois dias, assistirão ao curta-metragem "Preto no Branco" (2016), indicado para o público a partir de 12 anos.

Para participar da sessão de cinema, que contará com dinâmica de debate,  é necessário agendamento prévio. A capacidade é para dois grupos ou escolas (turmas a partir de 9º ano) com até 60 pessoas.

O agendamento poderá ser feito também pelo email da instituição: mucane.educativo@gmail.com.

Oficinas

Abertas ao público, as oficinas do mês de aniversário do Mucane funcionarão em diferentes horários durante todos os dias. Serão aulas de percussão, dança afro, teatro e vivências corporais que deverão ser agendadas por meio do link: https://forms.gle/Lxd6oJHLkMZy6ru57.

Entre as oficinas está a "Sons do Corpo, Vozes do Brasil", que ocorre nos dias 24 e 25 de maio, das 18 às 22h. Nela, serão ministrados conteúdos nas linguagens da música corporal e do canto tradicional brasileiro, fazendo uma imersão nos costumes e na observação do corpo, na relação entre o ser humano e o meio ambiente.

O curso será ministrado pelo músico, ator e arte-educador, André Venegas e pela cantora, instrumentista, compositora e pesquisadora da música popular brasileira Kátya Teixeira.

13º Prêmio Bienal São Benedito 2021-2022

No próximo dia 25, Dia da África, o Mucane celebra de maneira especial a data em parceria com o Quintal Bantu, coordenado pelo Mestre Professor, Renato Santos.

No morro da Fonte Grande será realizada a entrega do 13º Prêmio Bienal São Benedito 2021-2022 às 17h30.

Aniversário

Engana-se quem pensa que o jovem museu de 29 anos ficará sem bolo de aniversário. No dia 27 de maio o espaço ganha uma festa com atração musical elaborada pela coordenação do museu.

A programação termina no dia 28 de maio com o grande ensaio aberto do Bloco Afrokizomba.

Confira aqui a programação completa.

O Museu

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3527/1993, do governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra.

Serviço

Mês de aniversário do Mucane

Quando: de 17 a 28 de maio de 2022

Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" - Av. República, 121 - Centro Histórico de Vitória

Atividades gratuitas e de classificação indicativa livre

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)