Publicada em 23/02/2020, às 10h51

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Danielly Campos

Carnaval 2020: tudo limpo para receber os foliões


Prefeitura de Vitória/Divulgação
Garis lavam ruas do Centro
A equipe de limpeza trabalhou na madrugada para fazer a lavagem das ruas no Centro.
Prefeitura de Vitória/Divulgação
Garis varrem ruas na Lama em Jardim da Penha
Bem cedo, foi feita a varrição das ruas na região conhecida como Lama, em Jardim da Penha.

Tudo pronto para o segundo dia de folia no Carnaval 2020 de Vitória. A Prefeitura de Vitória já deixou as ruas e calçadas prontas para receber a criançada e seus papais nas matinês que acontecem no Parque Moscoso, no Centro, e em Jardim Camburi. À tarde, a partir das 15 horas, o palco na avenida Beira-Mar, concentrará os foliões nos blocos carnavalescos e nos shows a noite.

O bloco da limpeza começou a trabalhar ainda na noite do último sábado (22) nas ruas do Centro e no Parque Moscoso. Os garis da Prefeitura de Vitória usaram vassouras e muito jogo de cintura na varriação das ruas e coleta de lixo. Em seguida, a turma da lavagem das ruas e calçadas entrou com caminhões-pipa deixando tudo limpo para este domingo (23).

O sol nem tinha aparecido e alguns foliões ainda estavam no Centro quando o bloco da limpeza pessoal voltou para fazer o rescaldo. Duas equipes - de 25 garis cada - recolheram nove toneladas de lixo do Centro e do Parque Moscoso, com o apoio de sete caminhões-pipa na lavagem das ruas. O trabalho começou às 4h30.

Não é só onde há programação de Carnaval que o bloco da limpeza atua. Eles estão por toda a cidade com muita disposição. Logo que um local é limpo, a turma segue em frente.

Bairros

Hoje a programação e percorrer as praias iniciando na Praça do Papa, passando pelas ilhas do Boi e do Frade, Curva da Jurema, Jardim da Penha e Jardim Camburi.

Outra equipe faz a limpeza nas ruas internas dos bairros. Onde há feiras livres, um grupo de 25 garis também deixa tudo organizado e limpo antes e depois do evento.

Programação

A folia começa neste domingo (23), no Parque Moscoso, com o espetáculo "Respeitável Público" e a Claws Banda. O Espetáculo "Respeitável Público" com as palhaças Tostão e Suspiro, Espaguete e Bolinha vai divertir a criançada com modalidades circenses, como malabarismo, perna de pau, monocilismo. O ritmo das atividades vai ser dado pelas músicas e marchinhas infantis da Claws Banda.

Outra opção para a criançada é o Tô Baby. O bloco se apresenta, das 15 às 19 horas, no bairro Jardim Camburi. A concentração será na praça Nilze Mendes.

No local, haverá recreação pedagógica com elementos da natureza, como confecção de máscaras com folhas, cordões de semente, entre outros. As famílias com filhos pequenos terão à disposição um espaço apropriado para acomodar as mães que amamentam e ainda um fraldário com cortesia de fraldas descartáveis.

Marchinhas

A banda Ammor puxará o trio elétrico com as tradicionais marchinhas carnavalescas, um verdadeiro resgate do carnaval de rua brasileiro.

O tradicional bloco Regional da Nair leva alegria, das 11h às 15h, à avenida Beira-mar. Os blocos contam com autorização e apoio logístico da Prefeitura de Vitória. Todos os eventos têm entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Palco

À tarde, as apresentações musicais começam a partir das 15 horas no palco da avenida Beira-Mar, em frente ao armazém da Codesa, como Quinteto Preto, Jefinho Faraó & Funk Retrô, Fepas e Malacaxeta. Veja a programação completa

Gari retira lixo da areia da Curva da Jurema
Gari retira lixo da areia da Curva da Jurema
Apesar de todo trabalho em função do Carnaval, garis não descuidaram da limpeza das praias e dentro nos bairros.
Prefeitura de Vitória/Divulgação
Garis varrem ruas no Centro
As ruas do Centro e no Parque Moscoso também tiveram o lixo recolhido.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)