Publicada em 22/03/2020, às 09h50 | Atualizada em 22/03/2020, às 09h50

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Melissa Künsch

Coronavírus: operação integrada para garantir o fechamento de bares


Divulgação Semsu
Operação entre guarda sedec e vigilancia par fechar bares
Bares fechados na Rua da Lama: quem descumprir as normas do decreto poderá ter o alvará de funcionamento suspenso

Em uma ação integrada, fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e Vigilância Sanitária, com o apoio da Guarda Municipal de Vitória, foram neste sábado (21) às regiões de bares e restaurantes de Vitória, como a Rua da Lama e o Triângulo, para garantir que os bares permaneçam fechados. A medida é uma forma de evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do coronavírus.

Caso algum estabelecimento desrespeite as normas do decreto municipal 18.047/20, poderá ser punido com a suspensão do alvará de funcionamento, o que gera o encerramento temporário das atividades.

O sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) também está sendo utilizado para identificar os estabelecimentos que insistirem em abrir.

“Conseguimos chegar aos estabelecimentos abertos através de denúncias. Pedimos que as pessoas continuem denunciando. O momento não é de lazer, é preciso ficar em casa”, disse a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert.

De acordo com o Subsecretário de Controles Urbanos da Sedec, Otto Grellert Furtado, a ação tem função educativa para garantir a saúde de clientes e comerciantes. "Vamos orientar o fechamento e pedir que façam a venda por entrega em domicílio", explicou o subsecretário.

O Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, acredita que essa é uma medida essencial para evitar novos casos na capital. "Essa ação é muito importante para prevenir a proliferação do coronavírus e todos os graves problemas de saúde pública já conhecidos pela população", disse.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)