Publicada em 05/12/2021, às 09h00 | Atualizada em 06/12/2021, às 11h11

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Encontro com o Escritor reúne autores com lançamento de livros na próxima terça


Foto Divulgação
Tiana
Tiana Magalhães é contadora de histórias do grupo “Chão de Letras”.

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. A frase de um dos maiores escritores e poetas brasileiros do século XX, Mário Quintana, exprime o sentimento da equipe da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim ao convidar o público para o último “Encontro com o Escritor” de 2021.

O evento, que ocorre em formato virtual, na próxima terça-feira (7), às 19h30, no canal do YouTube do projeto “Viagem Pela Literatura”, reunirá os escritores Charles Araújo, Rita de Cassia Menezes e Sonia Rosseto.

Além de falar um pouco sobre as suas histórias e os seus processos criativos os três autores lançarão livros, na ocasião.

A ação conta ainda com a participação especial da contadora de histórias do grupo “Chão de Letras”, Tiana Magalhães.

Foto Divulgação
Cahrles
Charles Araújo é escritor e ilustrador, autor do livro "Sem tempero".

Sem tempero

De nome inusitado, o livro do escritor e ilustrador Charles Araújo traz textos curtos com ilustrações do artista gráfico Gió.

“Na vida o alimento é sagrado, seja este para bichos ou gente. Mas quem será que "reclama" mais na hora de saciar a sua fome?”, provoca o autor.

“Este livro foi feito para divertir e ensinar as crianças por meio de reflexões sobre o ‘ponto de vista’ dos bichos do mato, que não pensam e dos seres humanos, sobre como o alimento que lhes dá vida é visto por cada um ao ser saciado”, completa Charles.

“Estamos falando de um livro capaz de cativar tanto uma criança a partir de cinco anos quanto um adulto com seus 90 anos de experiências e bem viver”, finaliza.

O sonho do Toninho

A escritora, artesã e contadora de histórias, Sonia Rosseto, lança a segunda edição do livro “O sonho do Toninho”.

“A proposta da obra é informar e refletir sobre a questão do lixo descartado no manguezal. Sendo do conhecimento de todos que, o manguezal é  um ecossistema com muitos nutrientes, o livro conta de maneira  lúdica,  o sonho de um menino que  assiste a uma pesca terrível: quatro homens numa pescaria e bebedeira jogam garrafas vazias e outras sujeiras no manguezal. Não  bastasse a bagunça feita pelos pescadores, jogam também um feto e, com isso, os caranguejos saem em passeata. Toninho  ao acordar, toma a  decisão de falar com o professor para convocar  as escolas a fazerem um  mutirão de limpeza, no manguezal”, revela a autora.

“O livro é  um convite para olharmos com carinho e cuidado a questão  ambiental e principalmente o manguezal”, completa.

Membro da Academia Feminina Espírito-Santanse de Letras, Sonia se diz "cantadora" de suas histórias, pois canta suas histórias ao invés de contar. 

 Poesias de pedra
 

Mestre em Linguística, a escritora Rita de Cassia Menezes apresenta seu novo livro “Poesias de Pedra”.

As histórias que ilustram o "livro-arte", como denomina a autora, apresentam de maneira  lúdica, três pontos turísticos do Espírito Santo: a Pedra da Cebola, a Pedra do  Penedo e a Pedra Azul.

“São  monumentos artísticos do nosso  estado e  as poesias dizem sobre encantamento, fantasia e beleza dessas obras  esculpidas por Deus. O livro mostra a integração perfeita entre  a arte e a literatura que,  juntas, transitam o mesmo caminho, envolvendo informação e magia entre cores e palavras”, afirma a escritora.

Serviço
O que:  “Encontro com o Escritor”

Quando: terça-feira (7) às 19h30
Onde: YouTube do "Viagem pela Literatura"
Classificação indicativa: Livre

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)