Publicada em 14/08/2020, às 09h48 | Atualizada em 14/08/2020, às 13h30

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi

Gabinete Itinerante: confira ações e propostas da Região 8 (Jardim Camburi)


Divulgação Seges
Gabinete Itinerante Jardim Camburi
Prefeito Luciano Rezende abriu a audiência pública e ouviu propostas dos moradores de Jardim Camburi (ampliar)
Divulgação Seges
Gabinete Itinerante Jardim Camburi
Audiência foi conduzida pelo secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume (ampliar)

O Gabinete Itinerante On-line da Região 8 (Jardim Camburi) recebeu propostas importantes dos moradores para a administração municipal, na noite desta quinta-feira (13).

A organização foi da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

O prefeito Luciano Rezende destacou que a estratégia de gestão compartilhada é adotada desde o início de sua primeira gestão, ou seja, há quase oito anos. "Estamos aqui dando continuidade pelo fizemos durante todo esse tempo, ouvindo vocês e tendo a maior participação possível da população. Somos todos ouvidos e estamos aqui colhendo as sugestões para que possamos entregar ao futuro prefeito que a cidade vai escolher. Precisamos de vocês para construir um planejamento de 2021".

O titular da Seges, Alberto Salume, destacou: "Estamos em uma audiência este ano de formato diferente, on-line, tentando fazer o mais próximo possível das reuniões presenciais. Essa audiência foi gravada para manter o registro de tudo que discutimos. Estamos na fase de elaboração, e todas as contribuições serão enviadas à Câmara até setembro".

A subsecretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Joana Capuzzo Ventorim, explicou a necessidade do novo modelo de reunião. "Em tempos de pandemia, tivemos que nos reorganizar para realizar o Gabinete Itinerante em novo modelo, permitindo que a população registrasse suas demandas sem aglomeração. A fórmula funcionou bem e teve uma boa adesão dos munícipes", disse.

Sugestões

Reforma da praça Sagrada Família, criação da Rua Viva, transformação da praça Nilze Mendes em parque municipal, aumento do videomonitoramento, recapeamento das ciclovias do bairro, sistema binário, municipalização da rodovia Norte Sul, revitalização dos campos de areia, ordenamento do uso da praia,  guarderia e iluminação na orla, instalação do projeto Praia Acessível e construção de um Cajun foram alguns dos pedidos dos moradores.

Aloísio Muruce, presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, destacou a importância da ampliação da unidade de saúde do bairro. 

A moradora Luciana Macedo sugeriu a construção de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras). "Moro aqui há mais de 30 anos e faço um pedido de um Cras para fazermos cursos gratuitos. Temos que sair do bairro para fazer cursos de capacitação".

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)